Osiris-Rex retorna à Terra com tesouro científico do asteroide Bennu

Renê Fraga
1 min de leitura

A espaçonave pousou no deserto de Utah após uma jornada de sete anos até o asteroide Bennu e de volta.

Com cerca de 500 metros de diâmetro, Bennu sempre despertou interesse dos cientistas devido ao seu potencial para nos ensinar mais sobre os primeiros dias do sistema solar.

Ele também é significativo devido à possibilidade de colidir com a Terra em algum momento futuro, no entanto, estimativas recentes têm diminuído a probabilidade disso acontecer.

Em setembro de 2016, a NASA enviou a espaçonave Osiris-Rex para se encontrar com Bennu.

Após chegar lá em 2018, ela passou mais de dois anos investigando o asteroide e coletando amostras.
Em seguida, em 2021, tendo concluído sua tarefa, ela deixou o asteroide e partiu para casa.

Agora, finalmente, Osiris-Rex pousou em solo firme em um pouso altamente bem-sucedido que fornecerá aos cientistas um tesouro de dados sobre Bennu e outros asteroides similares.

“Que dia incrível este tem sido”, disse Lori Glaze, da NASA, no domingo.

“Esses tipos de amostras – eles são verdadeiramente presentes que continuam dando.”

“Eles são um tesouro… para análises científicas nos próximos anos, para nossos filhos, nossos netos e pessoas que ainda nem nasceram.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário