Poderia a vida alienígena já ter sido extinta?

Renê Fraga
2 min de leitura

planeta

Mesmo que encontrássemos um planeta habitável, poderia suas formas de vida indígenas já terem morrido há muito tempo?

Astrônomos do SETI tem tentado ouvir sinais de civilizações extraterrestres durante anos, mas apesar de seus melhores esforços, até agora, nada foi realmente encontrado.

Enquanto muitos acreditam que a razão para isso são as grandes distâncias entre mundos ou falta de um nível tecnológico semelhante ao nosso.

Astrobiologistas da Universidade Nacional Australiana, sustentam que a vida em qualquer mundos próximo poderia ter simplesmente sido extinta muito antes de nós.

“O universo provavelmente está cheio de planetas habitáveis, e provavelmente está repleta de alienígenas”, disse o principal autor do estudo, Dr. Aditya Chopra.

“O início da vida é frágil, por isso acreditamos que raramente evolui com rapidez suficiente para sobreviver. A maioria dos ambientes planetários são instáveis.”

A vida em outros mundos pode ser limitada a aquilo que cientistas têm chamado de “Gargalo de Gaia”, que diz respeito à necessidade dos organismos em se adequar ao ambiente de um planeta, a fim de garantir a sua própria sobrevivência – algo que aconteceu aqui na Terra.

“O mistério do por que ainda não encontraram sinais de alienígenas pode ter menos a ver com a probabilidade da origem da vida ou inteligência e sim com a raridade da rápida regulação biológica de ciclos sobre as superfícies planetárias”, disse o Dr. Chopra.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
2 Comentários