Principais destaques
- Pesquisadores estão reanalisando arquivos de telescópios modernos em busca de possíveis sinais de civilizações extraterrestres.
- A nova estratégia amplia a busca para frequências de rádio que quase nunca foram exploradas pelo programa SETI.
- Mesmo sem encontrar evidências concretas até agora, os cientistas acreditam que dados antigos podem esconder transmissões que nunca haviam sido procuradas da maneira correta.
A humanidade procura sinais de vida inteligente fora da Terra há décadas, mas uma nova pesquisa sugere que talvez estejamos procurando nos lugares errados.
Em vez de depender apenas das frequências tradicionalmente utilizadas pelos programas de busca por inteligência extraterrestre, um grupo de pesquisadores decidiu analisar uma parte do espectro de rádio praticamente ignorada até hoje.
O resultado é uma abordagem que pode abrir novas possibilidades para encontrar evidências de civilizações tecnológicas espalhadas pela Via Láctea.
O mais curioso é que essa descoberta não depende necessariamente da construção de telescópios mais modernos ou de missões espaciais inéditas. Segundo os cientistas, as respostas podem já estar armazenadas em enormes bancos de dados coletados ao longo dos últimos anos. Em outras palavras, registros que já existem podem conter sinais importantes que simplesmente nunca foram analisados sob essa nova perspectiva.
A pesquisa foi apresentada durante o National Astronomy Meeting, encontro organizado pela Sociedade Real de Astronomia do Reino Unido, e reúne especialistas de diversas instituições internacionais, incluindo pesquisadores ligados ao Instituto SETI, organização dedicada exclusivamente à busca por inteligência extraterrestre.
A tradicional “faixa da água” pode não ser o único caminho
Durante mais de meio século, praticamente todas as buscas por possíveis transmissões alienígenas concentraram seus esforços em uma região muito específica do espectro de rádio conhecida como “faixa da água”. Ela recebe esse nome porque reúne frequências relacionadas ao hidrogênio e à hidroxila, dois elementos abundantes no universo que, quando combinados, formam a molécula de água.
Os cientistas acreditavam que uma civilização tecnologicamente avançada poderia escolher justamente essa faixa para enviar mensagens ao espaço. Além do significado simbólico da água para a vida, essa região apresenta menos interferências naturais, tornando a comunicação potencialmente mais eficiente em grandes distâncias.
Essa hipótese orientou boa parte das pesquisas do SETI durante décadas. Entretanto, ela também acabou limitando as buscas a uma pequena parcela das frequências disponíveis no universo.
Foi justamente esse ponto que chamou a atenção da pesquisadora Louisa Mason, doutoranda da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Segundo ela, se uma civilização extraterrestre utiliza tecnologias diferentes das imaginadas pelos cientistas terrestres, existe uma grande chance de que suas transmissões ocorram em frequências completamente distintas das investigadas até agora.
Por isso, sua equipe decidiu ampliar o horizonte e procurar sinais extremamente estreitos em bandas de rádio de alta frequência, praticamente inexploradas pelas pesquisas anteriores.
Arquivos antigos podem esconder mensagens nunca percebidas
Para colocar essa ideia em prática, os pesquisadores recorreram ao ALMA, um dos observatórios astronômicos mais sofisticados do planeta. Instalado a mais de cinco mil metros de altitude no deserto do Atacama, no Chile, o conjunto de antenas é capaz de observar o universo com altíssima precisão nas faixas de ondas milimétricas e submilimétricas.
Em vez de solicitar novas observações, a equipe decidiu fazer algo ainda mais interessante: revisitar dados que já haviam sido coletados em estudos anteriores.
Milhares de horas de observações realizadas pelo ALMA permanecem armazenadas em arquivos científicos. Grande parte desse material foi produzida para investigar estrelas, galáxias, nuvens de gás ou formação de planetas, e não para procurar inteligência extraterrestre.
Mesmo assim, esses registros podem conter informações extremamente valiosas.
Os pesquisadores concentraram sua atenção na chamada Banda 3 do ALMA, analisando duas janelas específicas de frequência próximas de 90 e 93 GHz. Como os dados possuem resolução extremamente elevada, foi possível procurar sinais muito estreitos que dificilmente seriam produzidos por fenômenos naturais.
Caso uma transmissão artificial estivesse registrada nesses arquivos, ela poderia permanecer escondida durante anos simplesmente porque ninguém havia procurado exatamente esse tipo de padrão.
Outro detalhe chamou bastante atenção durante o estudo. Diversas observações incluíam dezenas ou até centenas de estrelas que não faziam parte do objetivo principal das pesquisas originais. Enquanto os astrônomos observavam um alvo específico, muitos outros sistemas estelares apareciam no campo de visão do telescópio.
Os pesquisadores apelidaram esse fenômeno de “captura estelar”. Isso significa que uma única observação pode fornecer informações sobre um número muito maior de estrelas do que se imaginava inicialmente, ampliando significativamente a área já investigada sem necessidade de novas campanhas de observação.
A combinação de inteligência artificial e mapas da Via Láctea amplia as buscas
O trabalho da equipe não termina na análise dos arquivos do ALMA. Os pesquisadores também utilizam dados produzidos pelo telescópio espacial Gaia, da Agência Espacial Europeia, responsável por mapear com enorme precisão bilhões de estrelas da nossa galáxia.
Essas informações são combinadas com o chamado Modelo Galáctico de Besançon, uma sofisticada simulação computacional que reproduz a estrutura da Via Láctea e ajuda os cientistas a identificar exatamente quais regiões do espaço já foram observadas e quais ainda permanecem praticamente desconhecidas.
Essa integração permite entender melhor a distribuição das estrelas analisadas e aumenta a eficiência das futuras buscas por possíveis tecnossinais.
Até o momento, nenhum sinal foi confirmado como sendo de origem extraterrestre. Os próprios pesquisadores deixam claro que ainda não há qualquer evidência concreta de uma civilização alienígena.
Mesmo assim, eles acreditam que a pesquisa representa uma mudança importante na forma como o SETI conduz suas investigações. Em vez de depender apenas de novas observações, a comunidade científica pode aproveitar um enorme patrimônio de dados já coletados por telescópios ao redor do mundo.
Caso algum sinal artificial realmente exista nesses arquivos, há uma possibilidade real de que ele seja descoberto utilizando técnicas modernas de processamento de dados e novos métodos de análise.
Embora ninguém saiba se a humanidade encontrará uma civilização inteligente em um futuro próximo, o estudo mostra que ainda existe uma enorme quantidade de informações esperando para ser explorada.
Em alguns casos, a resposta para uma das maiores perguntas da humanidade pode já estar registrada em computadores de observatórios astronômicos, aguardando apenas que alguém faça a pergunta certa.
